A CST

A CST – Terapia de Estimulação Cognitiva - é uma intervenção psicossocial criada no Reino Unido, para pessoas com demência. Ela foi desenvolvida seguindo uma extensa pesquisa sobre o que funcionava para este grupo de pessoas, sendo classificada como um tratamento baseado em evidências. Seu objetivo é estimular mentalmente seus participantes através de técnicas psicológicas incluídas em atividades de grupo estruturadas (por exemplo, associação de palavras, temas atuais). Atualmente, trata-se da única intervenção não medicamentosa recomendada para tratar a cognição na demência de acordo com as diretrizes do Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido, sendo oferecida por mais de 66% dos serviços de memória para idosos do Reino Unido. É aprovada pela Associação Internacional de Alzheimer, usada em mais de 24 países globalmente e traduzida para pelo menos 8 idiomas.

 

foto apresentacao2

 

A CST pode ser aplicada a todos os tipos de demência, de gravidade leve ou moderada. Recomenda-se que seja feita em grupos de cinco a oito pessoas, e seja conduzida por dois facilitadores. Em relação à duração, sugere-se que sejam feitos encontros semanais, duas vezes por semana, com 45 minutos cada um, por sete semanas. É preciso que aconteça em um local adequado, com uso de material destinado à estimulação nas sessões.

Seus princípios fundamentais apontam que a estimulação deve ser feita de forma implícita, de modo que as atividades também sejam divertidas para os participantes. Ainda, estabelecem a importância de olhar a pessoa além da demência, trabalhando com seus potenciais, destacando que é uma terapia centrada na pessoa em que respeito e acolhimento são priorizados.